encontros

na periferia do império

Pesquisa:

principal
simetria
actividades
publicações
concursos
discussão
eFiction
links

 debate: tolkien e a viagem fantástica

Quinta-feira, 5 de Outubro de 2000. Das 18H30 às 20H00.

Moderador: Maria de Menezes. Com a presença de: Américo Carrajola, António Pascoalinho, Fernanda Pinto Rodrigues, Maria do Rosário Monteiro, e Silvana de Menezes.

J. R. R. Tolkien (1892-1973) reinventou e fez regressar às estantes dos leitores habituais de Literatura Fantástica um género extinto desde o século XV (se excluirmos a versão irónica e tardia do D. Quixote de Cervantes): o romance de cavalaria. A fantasia heróica, nome pelo qual este tipo de narrativa é actualmente conhecido, ganhou inúmeros admiradores e inúmeros imitadores, mas o seu paradigma absoluto é, desde 1954, data da publicação do primeiro volume de O Senhor dos Anéis, a colossal obra-prima Tolkieniana, da qual se venderam milhões de exemplares em todo o mundo.

A viagem como epopeia e como demanda atravessa a maior parte da obra de Tolkien, simultaneamente um percurso real - a travessia das extensões desoladas e perigosas da Terra Média -, e uma jornada interior, através da qual as diversas personagens se vão encontrando a si mesmas e descobrindo o que em si existe de melhor e de pior.

O painel é constituído por um grupo de apreciadores e estudiosos da obra de Tolkien, destacando-se entre os seus participantes a autora da tradução portuguesa (editada pelas Publicações Europa-América), Fernanda Pinto Rodrigues.

[ Voltar atrás ]