Retrocedersimetria: paradoxo
Fanzine de FC&F da SIMETRIA.
pensar

Receitologia de FC...


efeitos secundários: introdução

FC é um potenciador do metabolismo do córtex cerebral, com base no raciocínio indutivo, um princípio activo da família de pré-cognição semiótica. Especialmente indicado em casos de depressão ligeira ou crónica, estados de ansiedade perante o ritmo de mudança social, apatia, desinteresse, sentimentos de culpa, falta de iniciativa ou dificuldades de concentração. Actua como bloquador da enzima MAO (mono-amina-oxidase), permitindo um aumento do nível da feniletilamina (PEA) e neurotransmissores associados, com particular incidência na norepinefrina, dopamina e serotonina. Como a acção metabólica do raciocínio indutivo se efectua sobre as substâncias naturalmente produzidas pelo cérebro, não interfere com o desempenho de outras substâncias anti-depressivas que tenham como principal contra-indicação os agentes inibidores da MAO, embora torne redundante o seu uso. A posologia varia consoante o paciente, embora se recomende, nos primeiros meses do tratamento, a leitura de um ou dois contos por dia, podendo ser acompanhada pela leitura de um romance ou visionamento de um documentário científico, semanalmente. Nesta primeira fase dever-se-ão evitar filmes e séries televisivas, excepto com aprovação do entusiasta credenciado responsável pelo tratamento. Em regra geral, FC conduz a uma rápida melhoria do estado psicossomático do paciente, tornando-o interessado, culto, atento, aumentando a sua capacidade de concentração e de raciocínio. Efeitos secundários conhecidos podem manifestar-se como afastamento de grupos sociais que não tenham estado expostos ao princípio activo do tratamento, preferindo associar-se entre si nos chamados «fandoms», tendência para projectar factores de mudança sobre o meio ambiente circundante, e uma genuína incapacidade de se sentir surpreendido por progressos tecnológicos e polémicas associadas sobre os quais já tenha tido ampla discussão na literatura.

(in Indice Nacional Terapêutico, edição de 2005)

EFEITOS SECUNDÁRIOS são todas as consequências de uma acção, evento ou substância que não contribuam directamente para o fim esperado mas que lhe são inerentes ou inevitáveis. Normalmente, por não se poderem controlar, as consequências são tomadas como indesejáveis ou sofríveis, mas esse nem sempre tem de ser o caso. A ficção científica tem os seus próprios efeitos secundários — considerados, não a nível individual, mas como expressões artísticas e manifestações socio-culturais que ultrapassam a própria definição de FC, saindo por vezes do campo da literatura. O seu estudo, ou a sua mera observação, torna-se interessante, se através deste podermos tomar consciência da diversidade que compõe a geografia (mental) dos leitores e entusiastas do género, e conduzir-nos a uma noção da ficção científica, não como uma forma catalogável da literatura, não como um gueto dentro de um gueto um pouco Maior, mas como uma filosofia de conduta, um modo de reacção à mudança e à própria vida.

Começamos com esta manifestação cultural (?), amada por muitos e vilipendiada por igual número (dependendo os elementos de cada grupo da sua classe social, estatuto intelectual e vantagens do momento), embora certamente a mais internacional e difundida: a televisão.

FC NA HERTZLÂNDIA >

por...

Luís Filipe Silva
LUÍS FILIPE SILVA



março 98

Paradoxo
FANZINE ONLINE