Retrocedersimetria: paradoxo
Fanzine de FC&F da SIMETRIA.
pensar

Receitologia de FC...


efeitos secundários: o escritor é mais...

Imagem familiar: o escritor de ficção científica debruçado sobre tomos de física e química, anotando equações sobre espaços curvos, calculando a velocidade da luz e a dilatação do tempo perto de wormholes, entradas em órbita, o efeito de uma nuvem de poeira estelar sobre o albedo do planeta e sobre a vida que alberga, os óculos pendendo-lhe do nariz, o jantar a arrefecer, esquecido, há horas na mesinha do lado, a lua em quarto crescente a encimar a paisagem que observa da janela. A figura do cientista maluco transposta para o meio literário.

Imagens menos familiares: Phil K. Dick com alucinações psicadélicas provocadas pelo ácido lisérgico. Rudy Rucker no meio de uma plateia em Nova Iorque a assistir a um espectáculo pornográfico. John Shirley a tocar numa banda de heavy metal. Samuel Delany a assumir na imprensa a sua bissexualidade e depois publicar um testamento autobiográfico sobre literatura e sexo onde conta algumas das relações diversas que ele e a sua esposa poetisa mantiveram, à la Henry Miller, June e Anaïs. H. Beam Piper, caído em tão completa miséria que comia os pombos que pousavam no parapeito da sua janela, a suicidar-se a tiro cinco anos antes da expansão de mercado da década de setenta que tornou os grandes autores de FC em bestsellers. Charles Beaumont devastado por uma doença rara que o fez envelhecer décadas em poucos anos. Alice Cooper, mais conhecida por James Triptree, Jr., a matar o marido, que sofria da doença de Alzheimer, e depois a suicidar-se a ela própria. Mervyn Peake a tombar lentamente na esquizofrenia. Alan Dean Foster a receber um copo de vomitado quente no rosto, por um fã queixoso. Harlan Ellison assolado por ameaças de assassinato.

A lista continua. Cada género tem os seus escritores, e o que a lista revela é que os escritores são pessoas como quaisquer outras, sujeitas aos desígnios do destino e da vida.

Mas as suas obras permanecem. Tornam-se em testemunhos.

por...

Luís Filipe Silva
LUÍS FILIPE SILVA



março 98

Paradoxo
FANZINE ONLINE