Retrocedersimetria: quem somos
Conheça a SIMETRIA FC&F.
simetria fc&f

A associação SIMETRIA FC & F surgiu em consequência dos primeiros Encontros de FC & F que se realizaram em Cascais, em Setembro de 1996.

Como surgiu a ideia da sua fundação? Um grupo de escritores portugueses de ficção científica e fantástico criou o hábito de se reunir informalmente em jantares periódicos, onde eram abordados os temas e as novidades de FC & F que naturalmente mais interessavam a estes autores. O primitivo grupo era constituído por João Barreiros, José Manuel Morais, Luís Filipe Silva, Maria de Menezes, Daniel Tércio e António de Macedo, sendo mais tarde alargado a muitos outros elementos, escritores e não só. Aqueles «pioneiros de segunda geração», se assim se lhes pode chamar - os da primeira geração teriam tido como paladinos Romeu de Melo ou Mário Henrique Leiria -, tiveram a ideia de criar em Portugal uma Convenção de FC & F, um pouco à semelhança do que se faz há muitos anos em diversos países, e cuja falta em Portugal, sobretudo nos anos 90, constituía uma lacuna cultural grave que urgia remediar.

Elaboraram um projecto circunstanciado duma proposta de Convenção e apresentaram-no ao Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Cascais, que acolheu positivamente a ideia e aceitou patrocinar a primeira manifestação em Portugal desse género: os 1.os Encontros Internacionais de FC & F de Cascais, que decorreram de 26 a 29 de Setembro de 1996. Estes Encontros obtiveram um êxito tão inesperado como assinalável, o que levou aquele grupo informal de escritores a fundarem em Janeiro de 1997 uma Associação temática - a SIMETRIA -, não só de autores, mas também de leitores e fans de ficção científica e fantástico.

A SIMETRIA estabeleceu entretanto um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Cascais para a realização de novos Encontros, que têm decorrido anualmente.

Para além da realização anual dos Encontros de FC & F, consta do programa da SIMETRIA a realização de diversos tipos de manifestações, desde projectos editoriais - todos os anos, por altura dos Encontros, é publicada uma antologia bilingue (Português-Inglês) de contos dos melhores autores portugueses, e de alguns estrangeiros, além de um fanzine periódico, o «Paradoxo» -, até acções educativas e de formação, workshops, organização duma biblioteca especializada, oficinas de escrita criativa, ludoteca e multimédia, tertúlias quinzenais sobre os mais variados temas da especialidade, visualização de filmes, debates, concursos literários e de posters, etc.

A SIMETRIA mantém igualmente esta página na Internet, com informação actualizada, um fanzine on-line, publicação de contos na secção Web Fiction, links com editores e livreiros, e com outras associações portuguesas e estrangeiras de FC & F, etc.

simetria

Simetria FC&F