Retrocedersimetria: workshops
Acções educativas e de formação.
construir um extraterrestre

Público alvo: alunos de escolas públicas e privadas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.


dinamizadores

1 escritor e 1 artista plástico.


âmbito da acção

Exploração interdisciplinar das expressões oral e escrita e da criação plástica.


objectivos gerais
  • Desenvolvimento da capacidade de combinar e recombinar elementos visuais;
  • Aproximação à experiência da diferença;
  • Exploração da capacidade de comunicar oralmente ideias;
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo;
  • Análise lúdica, morfológica e funcional de um corpo "vivo".

infra-estrutura

Sala de aula.


equipamento necessário
  • Projector de slides;
  • Retroprojector, transparências e marcadores de álcool.

descrição da acção

1. Os dinamizadores, em diálogo com os alunos, apresentam algumas ideias sobre a possível e variada aparência de extra-terrestres, utilizando, para o efeito, imagens de banda-desenhada, do cinema e da literatura, bem como recentes conjecturas da exobiologia.

2. Os dinamizadores colocam um desafio aos alunos: imaginar um extra-terrestre que seja diferente de todos os que até à data tenham sido inventados. A continuação do jogo passa pela divisão da assistência em três grupos.

3. Depois dos assistentes serem divididos em três grupos, é sorteado a cada grupo uma parte do corpo: cabeça, tronco, e apêndices (braços e pernas).

4. Cada grupo concebe a parte que lhe foi sorteada, sem conhecer o que os outros grupos inventaram. Cada grupo deve redigir instruções acerca da sua parte; por exemplo, o grupo da cabeça pode escrever: "tem três olhos", ou: "tem quatro antenas olfactivas, duas de cada lado do rosto".

5. O porta-voz de cada grupo (escolhido pelos alunos) comunica oralmente a respectiva proposta, enquanto um dos dinamizadores procura desenhá-la, de acordo com as instruções. Deste modo, ficará representado um extra-terrestre híbrido, feito de porções inventadas separadamente.

6. Os dinamizadores estimulam os alunos a pronunciar-se, não apenas sobre as características físicas daquele extra-terrestre, mas também sobre os seus hábitos de vida e sobre as respectivas características psicológicas e morais. Esta exploração culminará com a escolha de um nome para a criatura e com a redacção de uma espécie de B.I.

simetria

Simetria FC&F