Retrocedersimetria: workshops
Acções educativas e de formação.
construir uma nave espacial

Público alvo: alunos de escolas públicas e privadas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.


dinamizadores

1 escritor e 1 artista plástico.


âmbito da acção

Exploração interdisciplinar das expressões oral e escrita e da criação tecnológica.


objectivos gerais
  • Desenvolvimento da capacidade de invenção;
  • Introdução aos conceito de propulsão e gravitação universal;
  • Exploração lúdica e funcional de materiais;
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo.

infra-estrutura

Sala de aula (sala de Educação Tecnológica).


equipamento necessário
  • Projector de slides;
  • Retroprojector.

descrição da acção

1. Os dinamizadores apresentam algumas ideias sobre a aventura espacial, a partir de imagens divulgadas pela NASA e pelos projectos europeus congéneres. Os alunos serão confrontados com o desafio de conceber a nave do próximo milénio. Para tanto, serão convidados a trazer "lixo" reciclável (papel, cartão, embalagens velhas, recipientes, etc.) para um depósito de "matérias-primas".

2. Os alunos realizam individualmente desenhos-projectos de naves. Estes projectos serão apreciados e discutidos em conjunto. Sob orientação dos dinamizadores, os projectos serão agrupados por afinidades morfológicas e funcionais. Este passo conduzirá à organização de um certo número de grupos de trabalho.

3. Os grupos de trabalho discutem internamente os projectos individuais de cada um dos seus membros e estabelecem as bases para projectos de grupo. Cada grupo nomeia um "projectista" a quem compete desenhar o projecto conjunto, um "engenheiro" que faz a lista dos materiais necessários para a construção, um "navegador" que estabelece a "viagem" a realizar, e "operários" que visitam e escolhem materiais no depósito de "matérias-primas".

4. Os "operários" verificam se o depósito de "matérias-primas" está suficientemente provido para a realização do projecto de grupo, seleccionam materiais e propõem substituições. O "projectista" adapta o projecto às circunstâncias materiais efectivas, com o conhecimento do "navegador".

5. Com os materiais disponíveis, e sob orientação do "engenheiro", cada grupo constrói um modelo tridimensional da sua nave espacial.

6. Os modelos são expostos e os "navegadores" dos grupos explicam, com a ajuda dos seus colegas, os respectivos roteiros de viagem e as características da tripulação.

simetria

Simetria FC&F