Retrocedersimetria: workshops
Acções educativas e de formação.
xxblllzzzz

Público alvo: alunos de escolas públicas e privadas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.


dinamizadores

2 escritores.


âmbito da acção

Exploração da relação EMISSOR-MENSAGEM-RECEPTOR.


objectivos gerais
  • Desenvolvimento da capacidade de comunicação;
  • Exploração de sistemas e códigos de comunicação;
  • Experimentação lúdica da língua materna;
  • Desenvolvimento do sentido da descoberta.

infra-estrutura

Sala de aula.


equipamento necessário
  • Projector de slides;
  • Retroprojector.

descrição da acção

1. Os dinamizadores questionam os alunos sobre as possíveis formas de comunicar, com exemplos retirados da vida animal (baleias corcundas, golfinhos, abelhas, formigas, etc.) e da vida humana. Os alunos são colocados perante um desafio: num certo planeta longínquo realiza-se uma convenção das principais espécies inteligentes da galáxia. Mas há um problema: cada espécie tem a sua linguagem própria e desconhece a das outras espécies.

2. Os alunos são convidados a formar cinco grupos, sendo que cada grupo representa uma espécie diferente de extra-terrestres. Cada espécie reúne "secretamente" e estabelece o seu próprio nome e o respectivo meio de comunicação interna.

3. Cada grupo/espécie extra-terrestre estabelece um código que permita o entendimento interno. A seguir prepara uma mensagem que deve apresentar, na sua linguagem inventada, na tal convenção.

4. Realiza-se a convenção extra-terrestre. O embaixador de cada espécie faz o seu discurso. Cada espécie tenta decifrar as mensagens das outras espécies. A convenção corre o risco de ser um falhanço galáctico.

5. O "sábio-tradutor" de cada espécie explica em português a chave do código da respectiva linguagem. Com este conhecimento, cada espécie decifra as mensagens das outras. A convenção torna-se um êxito.

simetria

Simetria FC&F