Retrocedersimetria: na periferia do imp�rio
3.os Encontros de Fic��o Cient�fica e Fant�stico.
o que s�o os encontros?

S�o uma forma de divulgar a Fic��o Cient�fica e o Fant�stico, promovendo, durante uma semana, a apresenta��o de tudo o que melhor se tem feito dentro deste g�nero, quer a n�vel da produ��o nacional, quer da internacional.


objectivos

Projectar e promover novos espa�os liter�rios e culturais.

Promover a divulga��o da Fic��o Cient�fica & Fant�stico, nomeadamente a produzida em Portugal.

Dar a conhecer os novos valores nacionais.

Levar ao conhecimento do p�blico portugu�s os melhores e mais recentes trabalhos produzidos no estrangeiro.

Permitir o contacto do p�blico portugu�s com grandes autores estrangeiros, expressamente convidados (presentes em anos anteriores: Brian Aldiss, Joe Haldeman, Joan D. Vinge, Christopher Priest, Brian Stableford, Gwyneth Jones).

A Fic��o Cient�fica e o Fant�stico, nas suas v�rias vertentes (literatura, filme de anima��o, banda desenhada, cinema, televis�o, m�sica, etc.) tem um p�blico de milh�es de pessoas pelo mundo fora. Assim, a realiza��o destes Encontros, divulgada internacionalmente nas mais importantes revistas da especialidade e atrav�s do nosso site na Internet, pode mobilizar sobre Portugal e mais particularmente sobre Cascais as aten��es de grande n�mero de pessoas, entre autores e cr�ticos, editores e fans. Nas precedentes edi��es dos Encontros tivemos a presen�a de participantes da �ustria, Brasil, Espanha, Fran�a, EUA, R�ssia, Ucr�nia, Turquia, Rep�blica Checa e Reino Unido. Este ano o leque dos pa�ses de origem dos participantes deve alargar-se ainda mais, com a consequente publicidade e visibilidade.

Consolidar a presen�a de Portugal no roteiro das realiza��es culturais internacionais.

Fixar Cascais como palco privilegiado deste g�nero liter�rio, a n�vel nacional e internacional.


apoio
Câmara Municipal de Cascais
Esoterica
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Ministério da Cultura - Instituto das Bibliotecas e do Livro
TSF
Casino Estoril