Retrocedersimetria: na periferia do império
3.os Encontros de Ficção Científica e Fantástico.
manifesto de fronteira

No tempo em que se desmultiplicam os canais de comunicação, no tempo em que os fluídos de informação cobrem o universo, no tempo da globalização, as fronteiras são um equívoco.

Porém, há quem diga que existem sempre fronteiras, emergindo de certos voluntarismos políticos, ou das reconfigurações sociais do mundo contemporâneo. Há as fronteiras que são exploradas pelo progresso científico e tecnológico: a fronteira do desconhecido, que a ciência pensa e a tecnologia manipula.

As fronteiras são obstáculos, mas também desafios. Do lado de lá da fronteira há um mundo novo para descobrir e inventar. Entre cá e lá, na linha de fractura, trabalham os contrabandistas. Por isso, sem fronteiras, os contrabandistas não existem, embora o seu ofício anule todas as fronteiras.

Em Setembro de 1998, seremos uma vez mais os contrabandistas do futuro.

Vamos pensar fronteiras para as identificar. Vamos temperar fios de navalhas que separam "nós" de "eles", "cá" de "lá", vamos construir pontes, refazer ligações, saborear interditos, para tornar o futuro possível. Vamos fazê-lo aqui, em Cascais, na periferia do Império, bem perto do sítio onde a Europa encontra o Atlântico (no ano da Expo 98 dedicada aos Oceanos) e no lugar exacto onde o céu descobre o inferno (em Cascais esta fronteira tem nome: "Boca do Inferno").

É certo que os habitantes da fronteira são muito ciosos da sua pequenez, mas também é verdade que, talvez por viverem sobre uma frágil linha, estão quase sempre prontos a inventar mundos sem fronteiras. O "Quinto Império", que António Vieira concebeu no século XVII, é este universo. O império do pensamento e da palavra. O império das imagens e dos sons. O triunfo da energia que flui sem constrangimentos. A vitória do espírito, não sobre a carne, mas sim com a carne. O universo inteiro contraído à beira do desconhecido. É esta a nossa herança, se é que um bando de contrabandistas pode herdar uma quimera.

Se quiser assistir às manobras de tal contrabando, não falte em Cascais, no próximo mês de Setembro. Por um instante, Cascais estará bem no centro do Império.

por...

Daniel Tércio
Daniel Tércio



apoio
Câmara Municipal de Cascais
Esoterica
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Ministério da Cultura - Instituto das Bibliotecas e do Livro
TSF
Casino Estoril